EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

terça-feira, 13 de agosto de 2013

"As Cores dos Alimentos "

por Alexandre França


As cores dos alimentos podem determinar a quantidade de nutrientes que eles possuem. Há indícios que afirmam que, quanto mais forte e escura for a cor de um alimento, maior será a quantidade dos nutrientes encontrados. É necessário que ocorra a escolha de uma variedade de cores dos alimentos para que o benefício seja o melhor possível. Alguns exemplos de cores dos alimentos:


Azul e Roxo:Possuem uma grande quantidade de nutrientes que beneficiam a saúde como o polifenol e a antocianina. Proporcionam uma energia antioxidante.
Exemplos: aspargo roxo, chicória roxa, repolho roxo, berinjela, batata-roxa.


Verde: Contém um número expressivo de substâncias químicas vegetais como a luteína (pigmento amarelado) e imidazol. Essas substâncias auxiliam na redução da incidência de câncer, melhoram a visão, e fortalecem ossos e dentes.
Exemplos: rúcula, grãos verdes, couve-flor, brócolis, repolho verde e chinês, chuchu, pepino, folhas verdes, quiabo, cebola verde, ervilha, pimentão verde, espinafre, abobrinha, agrião.


Branco/Marrom/Cor de canela: Contêm nutrientes vegetais como a alicina, encontrada na família da cebola. Têm uma importante participação no combate às doenças cardíacas, deixando estáveis os níveis de colesterol e reduzindo a incidência de câncer.
Exemplos: milho branco, alho, gengibre, cogumelo, cebola, batata, nabo, couve-flor.


Amarelo e Laranja: Legumes dessa tonalidade possuem quantidades de substâncias antioxidantes como vitamina C. Também possuem nutrientes como carotenoides e bioflavonoides. Ajudam a manter o funcionamento do coração e o sistema imunológico. Ajudam a evitar o câncer.
Exemplos: cenoura, milho verde, pimentão amarelo, abóbora, repolho, abóbora moranga, batata-doce, tomate.


Vermelho: Contém nutrientes vegetais que incluem o licopeno, ácido elágico e antocianina. Ajuda na saúde no coração, a memória e mantém a saúde do sistema urinário, dessa forma reduz os riscos de câncer.
Exemplos: rabanete, chicória, tomate, batata vermelha, cebola vermelha, beterraba, pimentão vermelho, ruibarbo.



Um comentário:

  1. Otimo post, é impressionante os alimentos tem essa variedade nutricional desde a sua cor

    http://des-construindooverbo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir