EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

segunda-feira, 22 de julho de 2013

"PIANOS"

por Alexandre França

Os pianos são instrumentos que já fizeram parte do universo cotidiano de muitas pessoas. A compreensão de que a formação musical enriquece excepcionalmente a vida dos homens além de humanizá-los foi durante muito tempo difundida e posta em prática. O piano fazia o papel de desbravador das sensibilidades, tanto para os que tocavam quanto para os ouvintes. Hoje, talvez o piano não tenha mais esse ”status”, mas mesmo assim não perdeu o charme e a capacidade de nos emocionar.

Os pianos são instrumentos musicais de cordas. Os principais artistas da música tocam piano. O som é produzido por peças feitas em madeira e cobertas por um material (geralmente feltro) macio e chamados de martelos, e sendo ativados através de um teclado, tocam nas cordas esticadas e presas numa estrutura rígida de madeira ou metal. As cordas vibram e produzem o som.

Teve a sua primeira referência publicada em 1711, no "Giornale dei Litterati d'Italia" por motivo da sua apresentação em Florença pelo seu inventor Bartolomeo Cristofori. A partir desse momento sucede-se uma série de aperfeiçoamentos até chegar ao piano atual. A essência da nova invenção, residia na possibilidade de dar diferentes intensidades aos sons e por isso recebeu o nome de "piano-forte" (que vai do pianíssimo ao fortíssimo) e mais tarde, reduzido apenas para piano.

Os pianos modernos, embora não se diferenciem dos mais antigos no que se refere aos tons, trazem novos formatos estéticos e de materiais. O piano é amplamente utilizado na música ocidental, para a performance solo e para acompanhamento. É também muito popular como um auxílio para compor. Embora não seja portátil e tenha um preço relativamente alto, o piano é um instrumento versátil, uma das características que o tornou um dos instrumentos musicais mais conhecidos pelo mundo.

Seguem imagens de pianos de calda, de armários assim como de trabalhos realizados por artistas plásticos que tiveram os pianos como inspiração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário