EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

segunda-feira, 1 de julho de 2013

"Alimentos Funcionais"


Para quem não sabe, os alimentos funcionais tem esse nome porque eles são capazes de cuidar do nosso organismo e nos proteger de doenças. Além de cumprirem o papel fundamental que é alimentar, também trazem benefícios para nossa saúde, como tratar, combater e prevenir algumas doenças.

Abaixo alguns alimentos funcionais e seus respectivos benefícios:


AVEIA
Rica em beta-d-glucanas. Ajuda a diminuir o colesterol sérico total e também os níveis de colesterol ruim, o LDL. Estudos mostram efeito protetor no desenvolvimento de câncer de cólon.



ALHO
Rico em compostos sulfurados. Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores.



AZEITE DE OLIVA
Composto por gordura monoinsaturada (ômega 9), auxilia na redução do colesterol total e LDL.

CASTANHA DO PARÁ
Rica em gordura monoinsaturada (encontrada também no azeite) e gordura poliinsaturada (encontrada no peixe).

Ajuda a baixar os níveis do colesterol ruim e a aumentar os do colesterol bom. Devido as altas concentrações de selênio, estudos mostram que retardam o envelhecimento.



CENOURA
Fonte de betacaroteno, tem como propriedade fortalecer o sistema imunológico.

TOMATE
O licopeno, pigmento que dá cor ao tomate, é considerado uma arma poderosa na prevenção do câncer de próstata.

PEIXES
Os peixes ricos em ômega 3, como a sardinha, o bacalhau e o salmão, previnem infartos e derrames, ao baixar os níveis de triglicérides e de LDL.

CHÁ VERDE
Rico em catequina, Auxilia na prevenção de tumores malignos. Estudos indicam ainda que pode diminuir as doenças do coração, prevenir pedras nos rins e auxiliar no tratamento da obesidade.

SOJA
Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Há indicações de que também ajuda a amenizar os incômodos da menopausa, a prevenir o câncer de mama e cólon.

UVA E VINHO TINTO
Ricos em flavonóides, antioxidantes que diminuem o risco de câncer e doenças cardiovasculares.


O fundamental é não substituir o consumo diário de alimentos frescos e naturais, como frutas, legumes e verduras. É necessário ter uma alimentação equilibrada, pois não adianta consumir alimentos com propriedades funcionais e ao mesmo tempo alimentos de péssima qualidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário