EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

sexta-feira, 10 de maio de 2013

"QUEM INVENTOU O DIA DAS MÃES?"

por André Reis 


O amor por nossas mães nos torna irmãos de sentimentos afins. Assim o carinho, a alegria de cuidar, o agradecimento por tanto afeto e paciência é mais do que uma justa maneira de expressar a grandeza das relações entre mães e filhos.



A ideia de criar um dia em sua homenagem é mais ou menos recente.


Nos Estados Unidos, a primeira data com uma celebração das mães foi criada pela ativista Anna Maria Reeves Jarvis que organizou em 1865 o dia de amizade para as mães, para melhorar as condições dos feridos na Guerra de Secessão que assolou os Estados Unidos no período.


A data foi criada por Jarvis, que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de sua mãe, criou um memorial em homenagem à sua mãe e iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido. Ela obteve sucesso ao torná-lo aceito nos Estados Unidos em 8 de maio de 1914 quando foi aprovada pelo Congresso Americano instalando o segundo domingo do mês de maio como Dia das Mães. Assim, o Dia das Mães foi celebrado pela primeira vez em 9 de maio de 1914.


No Brasil, em 1932, Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio.


“O homem somente compreenderá a natureza quando entender o que é Ser Mãe. O homem somente entenderá o que é ser Mãe quando deixar de ser homem.”(Albert Einstein)

fotos por Cintia Guimarães


Nenhum comentário:

Postar um comentário