EDITOR CHEFE : Alexandre França
EDIÇÃO E FOTOS EXCLUSIVAS : André Reis
ILUSTRAÇÕES : Elizabeth Shimaru, Hélio de Lima
COLABORAÇÃO : Vânia Beatriz A. Vilela

quarta-feira, 8 de maio de 2013

"Podemos acreditar só no que vemos?"

por Alexandre França 


O olhar é o grande guia de nossas percepções, mas até ele tão acostumado a decifrar códigos velozmente, pode se enganar com as obras criadas por um artista australiano.


Ron Mueck é um escultor hiper realista que trabalha na Grã-Bretanha.


Ele utiliza efeitos especiais cinematográficos para criar obras de arte. Seus trabalos são incrivelmente realistas e se não fosse o tamanho de suas esculturas certamente seriam fáceis de serem confundidas com pessoas.


No início de carreira, foi fabricante de marionetes e modelos para a televisão e filmes infantis. Mueck criou a sua própria companhia em Londres, trabalhando para a indústria de publicidade. Embora altamente detalhados, estes adereços eram geralmente projetados para serem fotografados de um ângulo específico. Mueck cada vez mais queria produzir esculturas realistas.


Suas esculturas reproduzem fielmente os detalhes do corpo humano, mas joga com variação da escala para produzir desconcertantemente imagens visuais. Com cinco metros de altura, a escultura Boy 1999 foi exposta na Bienal de Veneza e causou grande assombro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário