EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

"Alho"

por André Reis


Pode ser consumido de diversas formas, cru, refogado,frito, picado, em rodelas.


Os povos mediterrânicos são os maiores apreciadores, empregando-o, geralmente, em conjunto com o tomate e a cebola. Outros povos, menos adeptos do seu uso, chegaram a designar a planta como "rosa fétida", devido ao seu odor forte e picante. Quando consumido em quantidades elevadas, esse odor pode tornar-se evidente no suor de quem o ingeriu.


Existe um restaurante chamado de "Stinking Rose", localizado em São Francisco (California), nos Estados Unidos da América. Sendo um restaurante temático de conceito interessante a maior parte do que pode ser consumido é temperado com alho e algum dos alimentos apresentam um gosto bem marcante deste tempero. Mais interessante ainda é a existência de um vinho carregado de seu sabor e cheiro e de uma sobremesa peculiar, o sorvete de alho. O restaurante possui ainda uma filial em Beverly Hills.


O alho é utilizado desde a antiguidade como remédio, sendo usado no Antigo Egito na composição de vários medicamentos. Suas propriedades antimicrobianas e os seus efeitos benéficos para o coração e circulação sanguínea já eram valorizados na Idade Média. Possui um ótimo valor nutricional, possuindo vitaminas (A, B2, B6, C), aminoácidos, adenosina, sais minerais (ferro, silício, iodo) e enzimas e compostos biologicamente ativos, como a alicina. O alho costuma ser indicado como auxiliar no tratamento de hipertensão arterial leve, redução dos níveis de colesterol e prevenção das doenças ateroscleróticas. Também se atribui ao alho a capacidade de prevenir resfriados e outras doenças infecciosas, e de tratar infecções bacterianas e fúngicas.


Uma pesquisa recente mostra que o alho pode contribuir para a redução do infarto agudo do miocárdio.


Um inconveniente que pode ocorrer é você ficar com bafo de alho, mas isso tem solução mastigue ramos frescos de salsa, hortelã, casca de limão ou laranja.


2 comentários:

  1. Hummm
    dicas interessantes... mas fiquei imaginando comer alho cru em rodelas... kkk
    nao é uma tradição dos mineiros!

    mas que este dá um sabor especial à comida é inegavel.

    http://mmelofazminhacabeca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. É um tempero muito bom.
    O ruim é o cheiro que fica nas mãos ao tratá-lo.

    ResponderExcluir