por André Reis
Pode ser consumido de diversas formas, cru, refogado,frito, picado, em rodelas.
Os povos mediterrânicos são os maiores apreciadores, empregando-o, geralmente, em conjunto com o tomate e a cebola. Outros povos, menos adeptos do seu uso, chegaram a designar a planta como "rosa fétida", devido ao seu odor forte e picante. Quando consumido em quantidades elevadas, esse odor pode tornar-se evidente no suor de quem o ingeriu.
Existe um restaurante chamado de "Stinking Rose", localizado em São Francisco (California), nos Estados Unidos da América. Sendo um restaurante temático de conceito interessante a maior parte do que pode ser consumido é temperado com alho e algum dos alimentos apresentam um gosto bem marcante deste tempero. Mais interessante ainda é a existência de um vinho carregado de seu sabor e cheiro e de uma sobremesa peculiar, o sorvete de alho. O restaurante possui ainda uma filial em Beverly Hills.
O alho é utilizado desde a antiguidade como remédio, sendo usado no Antigo Egito na composição de vários medicamentos. Suas propriedades antimicrobianas e os seus efeitos benéficos para o coração e circulação sanguínea já eram valorizados na Idade Média. Possui um ótimo valor nutricional, possuindo vitaminas (A, B2, B6, C), aminoácidos, adenosina, sais minerais (ferro, silício, iodo) e enzimas e compostos biologicamente ativos, como a alicina. O alho costuma ser indicado como auxiliar no tratamento de hipertensão arterial leve, redução dos níveis de colesterol e prevenção das doenças ateroscleróticas. Também se atribui ao alho a capacidade de prevenir resfriados e outras doenças infecciosas, e de tratar infecções bacterianas e fúngicas.
Uma pesquisa recente mostra que o alho pode contribuir para a redução do infarto agudo do miocárdio.
Um inconveniente que pode ocorrer é você ficar com bafo de alho, mas isso tem solução mastigue ramos frescos de salsa, hortelã, casca de limão ou laranja.
Hummm
ResponderExcluirdicas interessantes... mas fiquei imaginando comer alho cru em rodelas... kkk
nao é uma tradição dos mineiros!
mas que este dá um sabor especial à comida é inegavel.
http://mmelofazminhacabeca.blogspot.com.br/
É um tempero muito bom.
ResponderExcluirO ruim é o cheiro que fica nas mãos ao tratá-lo.