EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

"Congadeiros"

por Alexandre França


IRMANDADE DOS HOMENS DE TODAS AS CORES, é o nome do conjunto de esculturas criado pelos artistas e designers Alexandre França e André Reis e instalado permanentemente em praça pública no bairro Patrimônio na cidade de Uberlândia. Com o desejo de valorizar, preservar e estimular aspectos ligados à mais tradicional e intensa manifestação de cultura popular da cidade: a CONGADA e os CONGADEIROS, reconhecidos como patrimônio imaterial do município.



Inspirados nos movimentos executados pelos congadeiros, suas vestes, ações corporais, representações imagéticas e simbólicas, cada peça possui uma cor, trazendo a memória dos ternos, moçambiques, marinheiros e catupés... gerando assim pela diversidade cromática, um novo grupo, uma irmandade de todas as cores.


Além de ressaltar a pluralidade e convergência de linguagens (música, dança, visualidades, entre outras...), a Congada é um excelente exemplo de convivência entre as diversidades humanas, sociais e culturais. E assim vai nos dando um grande exemplo de manifestação contemporânea, capaz de manter a tradição e incorporar aspectos de inovação o que a mantém dinâmica e significativa.

fotos André Reis



Nenhum comentário:

Postar um comentário