EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

"Corpos Pintados, sempre atuais."


por Alexandre França 



A exposição Corpos Pintados traz fotografias de artistas da América Latina e do mundo que usaram o corpo humano como suporte para seus trabalhos. Cada um dos fotógrafos que participou da exposição mostrou uma forma particular de retratar o corpo/arte.




Alguns viajaram e documentaram culturas desaparecidas e outras com perigo de extinção. Todas tendo em comum a prática de pintarem seus corpos.

Outros adentraram no mundo da tatuagem clandestina realizada durante décadas no interior das prisões russas.




A exposição é composta pelos seguintes tópicos:

CULTURAS TRADICIONAIS
Imagens de pintura e adorno corporal de diversas culturas da África, Ásia, América e Oceania.

VIDEOS DOCUMENTAIS
Desde o making of de Corpos Pintados, vídeos de tribos de toda a África e o impressionante vídeo de Alix Lambert sobre a tatuagem nas prisões russas.

PATAGONIA
Fotografias inéditas dos corpos pintados do Selknam, registradas em 1923 durante uma cerimônia de iniciação nas planícies nevadas da Terra do Fogo.

FOTÓGRAFOS DO CORPO
Imagens captadas por fotógrafos de diferentes lugares do mundo, que apresentam desde intervenções radicais do corpo até as mudanças naturais produzidas pelo tempo.

LIVROS
Trinta títulos impressos em diferentes formatos mostram as principais obras de Corpos Pintados. Entre as publicações incluem-se pesquisas de caráter histórico e antropológico realizadas nos moldes do projeto.

MÚSICA DO CORPO
Música composta utilizando um único instrumento: o corpo humano. Talentosos compositores de vários países aceitaram este desafio inédito.

ESCULTURAS HIPERREALISTAS
Impressionantes esculturas que decoram a Oca, incluindo a famosa "velhinha de Tunick", que participou do evento fotográfico realizado por este artista em Santiago do Chile.

CORPOS PINTADOS AO VIVO
Diversos espetáculos ao vivo de corpos pintados, dança e música, apresentados durante a mostra.

São imagens de forte impacto visual e emocional.




Quem quiser conferir um pouco mais, basta acessar o site: http://www.cuerpospintados.com


Obs.: as imagens foram extraidas do site acima.


Um comentário: