EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

sábado, 6 de outubro de 2012

"Eleições 2012"




Já ouvi dizeres de que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Imagino que seja pelo fato de muitas pessoas não conhecerem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas.

Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de extrema importância e representam um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolhendo um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Pois são os políticos os gerenciadores dos impostos que pagamos. Então, precisamos valorizar mais a política e acompanharmos com atenção o que ocorre em nossa cidade, estado e país. O voto tem seu valor e deve ocorrer de forma consciente. Precisamos procurar votar  em políticos com passado limpo e propostas voltadas na melhoria de vida da coletividade.

É necessário aceitar a idéia de que nem todos os políticos  são iguais. Tem sim políticos corruptos e incompetentes, mas também existem os dedicados e  que procuram fazer um bom trabalho no cargo exercido. Um meio para tentar identificar é acompanhar os noticiários, com atenção e critério, saber o que nosso representante anda fazendo. Enviar e-mails perguntando ou sugerindo idéias para o seu representante. Constatando-se que aquele político ou governante fez um trabalho correto, vale a pena repetir o voto. Cobrar também faz parte de uma democracia! Faça valer seu direito.

Na época de campanha eleitoral é difícil você tomar uma decisão, pois os programas nas emissoras de rádio e tv são sempre a mesma coisa. Alguns questionamentos ajudam muito na hora de escolha, tais como: Analisar os projetos e idéias do seu candidato. Verificar se ele dispõe de condições para executar o que promete, se for eleito. Caso seja um candidato a reeleição, veja se no passado cumpriu com o prometido. O partido político que ele pertence merece seu apoio? 

Votar consciente dá um certo trabalho, mas os resultados são positivos. O voto, numa democracia, é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar em qualquer um pode ter conseqüências negativas sérias no futuro, sendo que depois é tarde para o arrependimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário