por Alexandre França
Com informações de Vanessa Lobato
O gengibre é uma raiz com grande quantidade de propriedades que fazem bem à nossa saúde.
Apresentando inúmeras propriedades farmacológicas, influencia os sistemas digestores, nervoso central e cardiovascular. Ele também age como estimulante aumentando o peristaltismo e o tônus do músculo intestinal, impedindo a formação de gases no aparelho digestivo.
Os extratos de gengibre estimulam os centros vasomotor e respiratório, melhorando a respiração em casos de congestionamento nasal, auxiliando no combate de gripes, resfriados, catarros crônicos, tosses, fraquezas do estômago, rouquidão e bronquites.
O gengibre também tem ação anti-inflamatória, sendo eficaz nas desordens reumáticas e artríticas. Fazer compressa das raízes para as dores externas reduz as dores reumáticas, no nervo ciático e nevralgias.
Ele pode ser consumido fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O gengibre fresco é usado em preparações culinárias ou para o preparo de infusões. Já o seco é mais usado para compressas. O em conserva é utilizado também na culinária e o cristalizado com açúcar é usado como confeito para irritações na garganta ou cristalizado no sal. Ao usar o gengibre fresco é importante tirar a pele dele, com uma faca.
Apesar de ser recomendado o uso do gengibre para problemas estomacais, em pessoas com úlcera ativa o consumo da tintura pura (maior concentração de ativos) deve ser evitado. Pessoas com problemas cardíacos também devem consumir com moderação.
Vale lembrar que, pela presença de terpenos, um óleo, deve-se lavar as mãos após o manuseio e evitar exposição solar para não manchar a pele, assim como o limão.
Vou comer uns gengibre então, pra melhorar as saúde.
ResponderExcluir