por Alexandre França
Ter próximo de nós, objetos produzidos com materiais vindos da natureza é uma forma de parceria a respeito do mundo que co-habitamos. É evidente que o cuidado da retirada desses materiais do meio deve ser de extrema cautela. Assim é com o capim dourado, uma espécie de sempre-viva que ocorre na região do Jalapão e Tocantins, localizado no estado do Tocantins. Com sua palha variado artesanato é produzido: pulseiras, brincos, chaveiros, bolsas, cintos, vasos, peças de decoração entre outros.
Sua característica principal é a cor que lembra a do ouro. A principal localidade, onde começou o desenvolvimento da produção artesanal, é Mumbuca em Tocantins, um vilarejo localizado no município de Mateiros. Atualmente esses artesanatos são produzido em outras localidades da região do Jalapão.
O Capim Dourado só pode ser colhido entre 20 de Setembro e 20 de Novembro para que não entre em extinção. Existem regulamentações no estado do Tocantins que proíbem a saída do material "in natura" da região, somente em peças já produzidas pela comunidade local, visando assim a sustentabilidade ambiental, social e econômica do local.
O artesanato Capim dourado foi mostrado pela primeira vez a um grande público em 1993 na primeira FECOARTE (Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato do Estado do Tocantins) em Palmas Tocantins.
Atualmente, as peças já produzidas em capim dourado podem ser encontradas em diversas partes do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário