por Rejane Paiva - Suíça
Confesso que a propaganda nunca foi exatamente uma paixão. Contudo, admito que algumas me deixam maravilhadas pela genialidade com que foram desenvolvidas.
E um desses casos é a exposição dos guerreiros de terracota do Exército do imperador chinês Xi’an (ou Qin) que estará patente em Berna, na Suíça, até Novembro. Até aí, nenhuma novidade: o exército em terracota tem percorrido o mundo todo, inclusive o Brasil (São Paulo). A importância dessa obra bem poderia render uma outra postagem exclusiva, mas o que hoje vou tratar aqui é mesmo da forma da sua divulgação na Suíça.
O exército em terracota
O banco UBS patrocinou a empreitada e então adivinhe como eles estão fazendo a divulgação?
Isso mesmo: com aqueles tradicionais biscoitos da sorte que habitualmente se recebe na saída, ao pagar a conta, em qualquer restaurante chinês destes que se encontram esparramados por todo o planeta.
Pelo menos pelos lados de cá, essas guloseimas são fortemente associadas à imagem da China nos dias atuais.
E claro, quando abrimos o pacotinho e quebramos o biscoito,
lá está, no lugar onde costuma-se encontrar a sua sorte escrita,
os dados da mostra de um lado e o “conselho” ou a sorte prevista do outro.
Mas o mais interessante ainda é que os promotores inseriram muitos bilhetes gratuitos, como um autêntico bilhete da sorte, no lugar da previsão. (Infelizmente não consegui nenhum ainda para postar a foto aqui). Então quem estiver numa maré boa pode ir ver a mostra de graça. Porém se você não estiver nos seus melhores dias, pelo menos terá conseguido saborear uma dessas pequenas gostosuras e ainda sair informado sobre o evento cultural. Não, você não precisa ir a um restaurante chinês para conseguí-los: As embalagens, nas sugestivas tonalidades do barro cozido, têm sido bastante disputadas em todas as agências do UBS que, diga-se de passagem, não são poucas por aqui. Agora me diga: é ou não é um achado na propaganda? Isso é que é biscoito da sorte!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário